sábado, 7 de junho de 2014

Visita ao Paragay (atualizado)

Visitando os Hermanos


Puxa vida, nunca imaginei que visitar um pais vizinho e tão proximo me fizesse refletir tanto, observei muito e vi muita coisa diferente do brasil algumas das coisas que observei não sei se é da cultura paraguaia ou se é reflexo dos muitos brasileiros que aqui vivem.

Aqui as pessoas dividem a cerveja (latinha), uma cerveja passa pela boca de varias pessoas (só quem é considerado amigo). Em um grupo com 8 pessoas mais ou menos 3 ficam com as latinhas, tomam um gole e passam de mão em mão.



As pessoas andam no onibus ou no supermercado com uma garrafa termica de agua quente para tomar uma especie de chá bem parecido com o chimarrão do sul do Brasil. esse mesmo "chimarão" é compertilhado com os amigos e pessoas da familia que estiverem juntos.
Aparelho para armazenar a agua quente e sua cumbuca


amigos brasileiros, paraguaios e brasiguaios

Me parece que alguns paraguaios tem um complexo de inferioridade, alguns nao querem progredir, não tem ambição por isso muitos que vem para aqui abrem um negocio e se dão muito bem. O números de estrangeiros que abriram um negocio nessa cidade é enorme. Sendo assim podemos esperar duas coisas: Os paraguaios se sentirao cativados e instigados a abrir o seu proprio negocio ou cada vez mais assistirao passivos ao enriquecimento dos que vem de fora.
Motorista e cobrador


Andando de onibus aqui eu lembrei da minha infância no brasil porque os ônibus aqui são iguais aos de lá alguns anos atras. Comentei isso com uma amiga e ela me disse que os ônibus aqui vem do brasil. Outro detalhe, vc pode entrar pela frente ou por trás e no meio da viagem o cobrador passa de banco em banco cobrando a passagem.

Faz parte da cultura aqui o homem trabalhar e a mulher ficar em casa cuidando das crianças.

Existe uma cota de compras que um brasileiro pode fazer na fronteira e ela é de $300,00 mas é só na ficção porque a maioria compra tranquilamente muito mais que isso, eu mesmo quando fui cruzar a fronteira depois das 19hs com uma mochila carregada e uma mala media entre eu o motoboy.



Resumindo: Penso que minha viagem aqui foi muito construtiva no sentido de alimentar ainda mais o amor que ja tinha pelo meu país que sem sombra de dúvidas tem muitos problemas e muito o que melhorar e progredir.Também alimentou em mim um sentimento de humildade porque de todos os problemas que tem no meu país certamente tem outros continentes em situação pior.

Esqueci de dizer que que todos os dias eu tive crise de espirro, quando eu não estava em um lugar com mofo estava em outro com poeira por isso espirrei muito, ate dentro do ônibus foi assim. Acho que por dia eu dava media uns 12 a 15 espirros. Enfrentar minha rinite quando for pra australia certamente vai ser um desafio.

Gostei muito da boa educação dos paraguaios, eu percebi que sou muito mal educado kkkkk. A boa educação deles é marcante e eu nunca vou esquecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário